PIRARARA
PIRARARA

É um peixe de pele e de grande porte, sua característica difere de outros peixes, pois sua coloração é muito bonita que vai do marron ao preto no dorso, têm três barbilhões comum em peixes da mesma família, amarelo ao creme predomina no ventre, sua cauda é truncada ou curta e fácil de identificar por sua cor laranja escuro.

Na idade adulta pesa mais de 60 kg e pode medir mais de 1,20 cm, quando é tirada da água emite um som engraçado que me lembra o mugido de um bovino. Geralmente é fácil de encontrar em rios, igarapés e outros que sejam profundos, de águas claras ou escura.

Seu hábito alimentar é bem amplo, consome: frutas, peixes, caranguejos, aves e há quem diga que até gente.

Obs: gosta de tomar sol em dias ensolarados perto das superfícies.

 

DICA PARA PESCÁ-LA

A pesca mais comum é feita com iscas naturais. Em situações especiais, podem ser pegas com artificiais, pois, quando estão em áreas rasas, atacam colheres e plugs de meia água. As iscas naturais mais comuns são Piranhas, mas comem quaisquer peixes ou seus pedaços. O material usado deve ser basicamente pesado pelo tamanho que atingem. Quanto mais ou menos bruto, depende do local. Perto de estruturas (maioria dos locais), use no mínimo uma linha 0,90 mm, vara inteiriça de fibra e carretilha pesada. Se for um local espraiado, sem estruturas, já se pode fisgar com uma linha 0,60 mm ou menos. Entretanto, como atingem até mais de 60kg, possuem violenta força de arrancada quando fisgadas. Uma Pirarara de 20 kg tem força suficiente para estourar uma linha de 120 mm, basta a linha travar. Deixe o peixe correr um pouco antes de fisgar. O período de seca é o melhor para pega-las.